




Os números S.A.Marionetas 2025​
​
10.200 Espectadores
91 Apresentações
6 Países
27 Localidades
3 Novas Produções
28º edição Festival Marionetas na Cidade
1 serie de televisão
4 Exposições
2 documentários
1 Edição
2 Oficinas de manipulação de marionetas
1 Oficina de construção de marionetas
​​
O Ano de 2025 foi sem dúvida um ano de exceção! A equipa cresceu e sonhos antigos realizaram-se! Estreamos 3 produções originais: Cabaret Voltaire; Quantum - A Origem; O Marquês de Pombal e os Jesuítas.
As nossas apresentações passaram por 6 países (Espanha, Portugal, Itália, Países Baixos, Eslováquia e Turquia) e estivemos em 27 localidades apresentando 91 sessões das 12 produções que temos para itinerância. Foram vistas por cerca de 10200 pessoas. Neste número não incluímos as duas Cabalgatas de Reyes Magos em que participámos – Salamanca e Burgos – onde estiveram milhares de pessoas.
Organizámos 4 exposições que estão patentes ao público até 15 de fevereiro de 2026 no Armazém das Artes em Alcobaça: FELP – pelo sim pelo não as marionetas da série de televisão; Quanto a origem: Processo; O Marquês de Pombal e os Jesuítas – Making off.
Orientámos uma oficina de construção de marionetas de luva, uma de manipulação de marionetas de varão, e uma outra de manipulação do Teatro Dom Roberto. Integrado no Programa Qualifica do Centro Qualifica de Cister do qual fomos parceiros, orientamos duas oficinas de manipulação de marionetas de varão. Participámos em conferências relacionadas com o Teatro Tradicional de Marionetas Português Teatro Dom Roberto, em Aveiro e Vila Franca de Xira.
Lançámos o quarto volume dos Cadernos de Teatro S.A.Marionetas com o guião do Marquês de Pombal e os Jesuítas que incluiu um registo em vídeo intitulado À Água com Eles bem como um registo fotográfico do mesmo processo. No âmbito da criação do espetáculo Quantum – A Origem registou-se em vídeo e fotografia o processo de construção.
Em Outubro voltámos a organizar o Festival Marionetas na Cidade desta vez a sua 28ª edição com treze espetáculos originais de onze companhias, duas delas internacionais.
Um sonho antigo tornou-se realidade: participamos na série de televisão FELP. Uma ideia de Manuel Pureza, Rui Melo e Henrique Dias, realizada por Manuel Pureza para a RTP e a HBO. A S.A.Marionetas fez o design e a construção das marionetas, deu formação de manipulação aos atores envolvidos, manipulou e deu apoio à manipulação. Foram 6 meses de trabalho que incluíram 50 dias de filmagens com uma equipa inesquecível da Produtora Coiote Vadio.
Mas este ano também foi o ano que tivemos o apoio continuado pela DGArtes para 2 anos o que fez com que a equipa crescesse. A todos os novos colaboradores da S.A.Marionetas o nosso muito Obrigado!
Um agradecimento especial a todos os patrocinadores, entidades que continuam a acreditar que podemos Trabalhar para o Boneco!
​
S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
